Veja 4 dicas de como engajar e motivar funcionários
É um fato que funcionários bem engajados e que trabalham com paixão e prazer refletem diretamente nos resultados de um negócio. Por isso, importante sempre pensar que os colaboradores querem (e devem) ser valorizados como profissionais e como pessoas.
Nesse sentido, é imprescindível a todo administrador conhecer práticas que, ao motivar os profissionais, implicam o aumento da produção individual e coletiva, reforçam a identidade com a empresa e melhoram o clima interno do ambiente de trabalho.
Confira essas dicas de como deixar seus funcionários muito mais motivados e comprometidos com as metas e resultados da organização:
Invista em capacitação
Um profissional melhor treinado para os processos operacionais não é o único resultado do investimento na capacitação dos funcionários. Quando um colaborador é destacado para realizar um treinamento, ele sente que seu trabalho é valorizado e há, inclusive, melhora no seu envolvimento com a equipe.
Promover programas de capacitação que têm como base um plano de carreira e visam facilitar o cumprimento das metas estabelecidas pela empresa mostram que o gestor se importa com a necessidade de reciclagem, aprimoramento e motivação de seus colaboradores.
Comunique sempre
Clareza, objetividade e transparência na comunicação é imprescindível para que os funcionários entendam perfeitamente quais são suas responsabilidades e participação, bem como os princípios e valores da organização. E ouvir os colaboradores é igualmente essencial.
Por isso, o gestor deve estar aberto a receber as ideias e sugestões de sua equipe, implantando canais de comunicação corporativa específicos para isso. Assim, os funcionários se sentirão à vontade para se expressar e propor práticas e soluções. Feedbacks constantes, por exemplo, são uma forma de motivar e garantir uma boa relação dentro da empresa.
Crie programas de incentivo
Considere a possibilidade de criar um programa para premiar o colaborador ou a equipe que tiver melhor desempenho em um determinado período. Essa é uma prática comum entre grandes empresas de sucesso consideradas os melhores lugares para se trabalhar.
A boa notícia é que é possível fazer tudo isso sem ter que incorrer em custos muitos altos. Em vez de prêmios em dinheiro, a empresa pode, por exemplo, oferecer benefícios alternativos como um curso, novas experiências de lazer ou um dia de folga. Geralmente, um prêmio assim tem mais impacto do que uma recompensa em dinheiro e podem ser viabilizados por meio de parcerias com outras empresas ou instituições.
Adote programas de QVT
A busca pela qualidade de vida no trabalho é uma tendência que veio para ficar, já que afeta diretamente a satisfação do colaborador com a empresa e com o exercício de sua profissão. Na realidade, qualidade de vida é mais do que uma demanda profissional; é, sobretudo, uma necessidade humana.
Assim, inserir programas de qualidade de vida no trabalho deve ser uma regra em toda empresa. Entre outras demandas, esses programas tem como principal objetivo prevenir e tratar problemas de desgaste e estresse entre os colaboradores e, consequentemente, diminuir o número de faltas e custos com assistência médica, proporcionar mais produtividade e ampliar a margem de lucros da empresa.
Dentre outras iniciativas de QVT praticadas atualmente, a massagem laboral, por exemplo, tem se popularizado, revelando-se como dos principais investimentos entre os gestores que entendem a necessidade de atentar para a qualidade de vida de seus funcionários. Uma excelente opção é a quick massage, que pode ser realizada na própria empresa e dura apenas entre 15 e 30 minutos. Nesse período, o massoterapeuta consegue promover relaxamento e sensação de bem-estar, o que resulta em maior disposição para o trabalho e redução de tensão e dores no corpo.
Gostou das dicas de como motivar funcionários? Assine nossa newsletter e receba muitas outras como essas no seu e-mail.