Programa de Qualidade de Vida no Trabalho: saiba por onde começar
Criar um ambiente harmonioso e saudável no trabalho, com estímulo para uma vida mais saudável tem sido um dos maiores desafios vivenciados pelo mercado corporativo nos últimos tempos. Cada vez mais empresas buscam formas de conciliar seus resultados e a produtividade com as necessidades de saúde e equilíbrio de seus funcionários. Com isso, foi criado o Programa de Qualidade de Vida, reconhecido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), considerado o melhor programa de ação global implantado nas indústrias.
O objetivo do programa é dar estímulo para que as pessoas mudem seu estilo de vida, adotando hábitos mais saudáveis e se prevenindo melhor contra as doenças. Empresas como a Philips, por exemplo, já adotaram o programa. Veja por onde começar e implante na sua empresa também!
Elabore um planejamento estratégico para implementar o programa
Em uma empresa é fundamental sempre planejar com antecedência tudo o que será feito e como será feito, por isso é muito importante elaborar um planejamento estratégico para saber qual a melhor forma de implementar o programa de QVT.
O foco do programa deve ser determinado e, para isso, o ideal é fazer uma análise dos recursos dos quais a empresa dispõe e uma pesquisa sobre as necessidades e interesses do público que será atendido pelo programa, para que as iniciativas a serem tomadas durante o programa se alinhem com as metas traçadas.
A implementação e a gestão de programas de qualidade de vida no trabalho devem ainda se basear nas melhores práticas e também nas evidências científicas. Dessa forma, o programa estará colaborando para a saúde física, mental e espiritual (motivação e energia), além de estimular a lealdade, a criatividade e o comprometimento da sua força de trabalho.
Sendo assim, é bom tanto para os funcionários quanto para a empresa!
Monte uma comissão na empresa para estruturar o programa
Assim como são criadas comissões responsáveis por cada programa dentro da empresa, também é de grande importância implantar uma comissão responsável por estruturar o programa de QVT. Recrute pessoas que tenham interesse e boas ideias para desenvolver o projeto, procure contar com a ajuda do seu médico do trabalho, da equipe do RH, da segurança do trabalho e de setores relacionados. Dessa forma, a estruturação do programa não se torna responsabilidade somente de um gestor, mas de toda uma equipe que conseguirá desenvolver muito bem o programa.
Como iniciar o programa de QVT
Para que o programa tenha sucesso na organização é importante que sejam criados espaços para oferecer apoio às pessoas quanto a tomada de decisões em relação à responsabilidade pela saúde, pela adoção de um estilo de vida mais saudável e pelo bem-estar. É muito importante que a empresa realmente se importe e estimule o bem-estar de suas equipes, oferecendo palestras e criando campanhas que abordem temas de desenvolvimento de forma global, levando em conta aspectos psicológicos, biológicos, sociais e espirituais do homem.
Sessões de massoterapia, dicas de alimentação ou vivências comportamentais são bem-vindas nas empresas em um momento estressante como o que vivem os brasileiros, em que os níveis de desemprego superam os 10% (quase 12 milhões de desempregados), segundo dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mas para obter sucesso na implementação desse programa dois fatores são fundamentais: o comprometimento dos funcionários em adotar hábitos mais saudáveis e da empresa em oferecer as condições necessárias para que tudo isso aconteça.
Então, que tal implantar o Programa Qualidade de Vida no Trabalho em sua empresa e oferecer benefícios para seus colaboradores que se refletem diretamente na sua empresa? Compartilhe a dica com seus amigos!