Programa de Qualidade de Vida no Trabalho: saiba como funciona
Atualmente, o maior anseio de grande parte das pessoas é o alcance de uma melhor qualidade de vida no trabalho. No entanto, esse objetivo é dificultado frente a uma rotina de vida estressante, devido ao dia a dia atarefado e às longas jornadas de trabalho.
Nesse cenário, as empresas têm investido cada vez mais na adoção de programas para a promoção da qualidade de vida no trabalho, a fim de aumentar o bem-estar físico e psíquico dos funcionários, além de melhorar o convívio no ambiente corporativo.
A seguir, apresentaremos as principais informações acerca do funcionamento e da importância da implementação desses programas.
A qualidade de vida no trabalho
A qualidade de vida no trabalho tem por objetivo facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador no que se refere ao desenvolvimento das suas atividades na empresa, por meio da implementação de ações de desenvolvimento pessoal e profissional.
Assim, a qualidade de vida no trabalho compreende duas perspectivas diferentes: a dos funcionários, que reivindicam por bem-estar e pela satisfação no seu trabalho e a da empresa, que considera os seus impactos sobre a produtividade dos colaboradores.
Entre os fatores que influenciam na qualidade de vida no trabalho, podem ser citados o ambiente psicológico e físico de trabalho, o relacionamento interpessoal, a segurança e os benefícios recebidos pelos funcionários.
A importância da qualidade de vida no trabalho
Existe uma ligação direta entre a qualidade de vida no trabalho e a produtividade obtida pelos funcionários. Uma empresa que investe no oferecimento de condições favoráveis para o trabalho consegue alçar a motivação e o comprometimento dos seus colaboradores e, como consequência, melhor desempenho das suas equipes. De acordo com estudos, a cada dólar investido em ações de promoção da qualidade de vida no trabalho são obtidos 2 a 5 dólares de retorno pelas empresas.
Além do aumento da produtividade, inúmeros outros benefícios podem ser obtidos através destes programas, tais como a redução nos custos com a saúde dos funcionários, a diminuição dos níveis de estresse no ambiente corporativo, a estimulação da criatividade e da capacidade de inovação dos colaboradores.
Os programas de qualidade de vida no trabalho
Para a promoção da qualidade de vida no trabalho, devem ser implementadas estratégias relacionadas à melhoria do ambiente físico e dos aspectos psicológicos, emocionais e de saúde dos seus funcionários.
Nesse contexto, os programas devem se preocupar com o bem-estar, a satisfação e a segurança dos colaboradores da empresa. Para tanto, podem ser adotadas diversas medidas e ações, tais como:
- ginástica laboral para os setores que desempenham atividades com maior risco de lesão para os funcionários. É importante que esse tipo de atividade seja supervisionado por um profissional capacitado, como um fisioterapeuta ou um educador físico;
- exercício de ergonomia, a fim de se manter uma postura adequada durante a execução das atividades do trabalho, como a utilização do computador, por exemplo.
- sessões de massagem durante o expediente para diminuir a tensão, promover o relaxamento e aliviar dores. A massagem pode ser direcionada às regiões do corpo que são mais exigidas durante a execução das atividades, tais como os ombros, as costas, a cervical e os braços.
- aumento de benefícios e programas de reconhecimento profissional, a fim de valorizar o trabalho desenvolvido pelos funcionários.
Diante do exposto, fica claro que a promoção da qualidade de vida no trabalho aumenta a competitividade e a credibilidade de uma empresa no marcado. Para saber mais sobre o assunto, confira o artigo: Você realmente sabe o que significa qualidade de vida no trabalho?