Home office: o que a empresa precisa saber para adotar essa forma de trabalho
A ideia de adotar o home office na empresa é muito tentadora e vem sendo empregada por empresas de todo o mundo como forma de melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade. As vantagens são várias: os funcionários não precisam enfrentar o trânsito e podem se dedicar mais ao trabalho e à família. Já os custos de infraestrutura da empresa diminuem consideravelmente.
Apesar dos inúmeros benefícios, adotar o home office também traz algumas dificuldades para a empresa. Por isso, antes de incorporar essa prática, tenha certeza de que é o ideal para sua empresa, para os funcionários e de que vai trazer desenvolvimento e não problemas.
Confira a lista com alguns itens que podem ajudar você a descobrir se esse modo de trabalho é o melhor a ser adotado por sua empresa:
Pense na rotina de trabalho da empresa
Como a sua empresa funciona? Pense no dia a dia da sua empresa: caso os funcionários passassem a trabalhar de casa, a rotina seria viável ou não? Considere a forma como eles se comunicam e se isso poderia ser feito apenas no ambiente online.
Caso a sua empresa dependa da produção de mercadorias, em que os funcionários precisam de máquinas específicas, o home office com certeza não é uma boa opção. Entretanto, se sua empresa é voltada para a área de serviços ou para a internet e softwares nas nuvens, o modelo pode compensar.
Considere as vantagens e desvantagens para os funcionários
Trabalhar de casa permite que seus funcionários montem seus próprios horários e tenham mais controle sobre suas tarefas. Um ponto positivo é que trabalhar sem a supervisão direta do chefe faz com que o espírito de liderança do funcionário seja trabalhado, uma vez que ele é completamente responsável por montar o seu cronograma, resolver problemas que possam aparecer e realizar as tarefas propostas.
Os funcionários costumam passar muito tempo no trânsito e eliminar esse momento de estresse do dia pode fazer com que eles tenham mais tempo para passar com a família, se dedicar a uma atividade física e, com isso, se tornarem mais produtivos no trabalho.
Entretanto, deixar os funcionários sempre motivados é algo mais difícil de fazer à distância, por isso tenha sempre uma equipe de RH que trabalhe novas formas de incentivo e que se mostre disponível para o funcionário. Ter uma equipe de TI para auxiliar em problemas de conexão e equipamentos também é muito importante.
Não se esqueça da segurança das informações da empresa
Crie uma política na empresa sobre o acesso remoto e oriente seus funcionários antes que o acesso seja fornecido. Faça reuniões e explique a necessidade do sigilo e da segurança das informações. Lembre-se também de proteger essas conexões remotas que se encontrem fora do firewall.
Lembre-se da redução dos gastos
Com os funcionários trabalhando de casa, sua empresa não precisa mais investir tanto em infraestrutura, em iluminação, vale-transporte, lanches, entre outros. Para os funcionários a economia também existe, já que eles não precisariam mais gastar com almoço fora e gasolina para o transporte. Faça as contas e veja o que mais compensa para o seu tipo de empresa!
Agora que oferecemos uma lista de fatores para considerar, conte pra gente o que acha do home office e como ele se encaixaria na sua empresa. Se você já começou a adotar esse modelo, comente quais resultados ele está trazendo!
[…] benefício que está se tornando cada vez mais rentável para a empresa é o home office, quando o funcionário passa a fazer o seu expediente em casa. Além de economizar com diversos […]
[…] ser uma solução pode acabar se transformando em problema. Para isso, confira nosso artigo sobre o que a sua empresa precisa saber para adotar o home office e comente compartilhando as suas dúvidas e opinião sobre essa modalidade de trabalho! […]