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Gestão de pessoas: 6 falhas que deixam funcionários desmotivados

Gestão de pessoas: 6 falhas que deixam funcionários desmotivados

A gestão de pessoas é uma atividade que requer muita atenção e busca constante de atualização sobre as ferramentas que proporcionam a motivação, aumento da produtividade, qualidade de vida no trabalho e retenção de talentos. Por mais que cada setor e cada nível hierárquico tenham objetivos diferentes na empresa, todos necessitam de um bom gerenciamento, e é sobre isso que vamos falar hoje.

Para evitar que seus funcionários vivam cansados, estressados e trabalhem de forma menos produtiva, alguns erros devem ser evitados. Abaixo, você conhecerá algumas das falhas mais comuns encontradas na gestão de pessoas. Confira!

Falta de estratégia

Quando os gestores desenvolvem diversas ações na empresa que não possuem clara finalidade, sua equipe fica mais desgastada e perde a confiança no gestor, pois o tempo é muito precioso para as empresas e os funcionários se veem gastando energia em algo que não traz retorno.

Todas as ações da empresa devem ser realizadas mediante um planejamento estratégico para alcançar bons resultados, e para a gestão de pessoas não deve ser diferente. Depois de realizado o planejamento, divulgue para a equipe quais são os objetivos buscados e a importância das ações se você quiser manter seus funcionários engajados e direcionados em suas ações.

Falhas de comunicação

Além da falta de um veículo eficiente de comunicação nas empresas, outra falha muito comum é a falta de clareza na comunicação dos gestores com suas respectivas equipes.

É muito comum encontrar gestores reclamando que seus funcionários não fazem nada direito. Essa atitude, além de desestimular muito os trabalhadores, deve ser sempre reavaliada, pois o rendimento da equipe é resultado das ações do gestor. Uma maneira de identificar se sua comunicação está sendo eficiente é avaliando o desempenho de seus colaboradores individualmente. Se toda a equipe estiver com dificuldades, existe uma grande possibilidade de o erro estar nas instruções passadas.

Se o gestor demora muito para perceber essa falha e melhorar sua comunicação, ele encontrará uma equipe cansada de trabalhar e não atingir bons resultados. Lembre-se de adaptar sua forma de falar com cada pessoa, pois cada um processa as informações de uma maneira diferente.

Feedback inconsistente

Tão ruim quanto a falta de feedback é a inconsistência com que é passado a seus colaboradores. Quando um colaborador percebe que seus esforços não estão sendo observados e reconhecidos, ele se desmotiva e perde o interesse em alcançar o bom desempenho.

O feedback inconsistente ocorre quando o gestor o fornece por obrigação, sem ter observado o trabalho do funcionário, elogiando e corrigindo atitudes que não correspondem de fato ao trabalho realizado pelo colaborador.

Falta de treinamento para a equipe

Não adianta cobrar de sua equipe a melhoria contínua e o aperfeiçoamento no trabalho se a própria empresa não tem como cultura a realização de treinamentos.

A melhor maneira de trabalhar com as capacitações é por meio do calendário de treinamentos, demonstrando quais são os temas a serem abordados, quando serão realizados e quais colaboradores serão envolvidos. Esse investimento da organização em seus recursos humanos gera grande motivação e proporciona aos profissionais mais recursos para desempenharem bem seu trabalho.

Tarefas e metas impraticáveis

Não passe tarefas para os funcionários se eles não estiverem devidamente preparados para executar outras funções, pois isso pode desencadear desmotivação, estresse e cansaço no trabalhador. Além disso, seja justo ao definir as metas da equipe, evitando estabelecer objetivos impraticáveis e prazos impossíveis de serem cumpridos.

Falta de investimento em QVT 

Uma vez que os funcionários passam a maior parte do seu dia no ambiente organizacional, é fundamental que a empresa invista na qualidade de vida no trabalho. Essas ações podem ser feitas de diversas maneiras, visando diminuir a fadiga e o estresse do dia a dia, o aumento da produtividade e da satisfação do colaborador.

A empresa pode adotar, por exemplo, a quick massage, que são massagens oferecidas por empresas especializadas na QVT e que duram em torno de 15 minutos, tirando a tensão das pessoas e aumentando a satisfação com a empresa.

Identificou alguma falha cometida por você na gestão de pessoas? Então assine a nossa newsletter para ficar por dentro das nossas dicas e dê adeus à desmotivação de seus funcionários!

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