Descubra mais sobre o shiatsu
Empresas com funcionários sob altas cargas de estresse e cansaço, podem sofrer grandes quedas de produtividade e assim, trazer prejuízos ao funcionamento do empreendimento. Desempenhar as funções em um ambiente de trabalho, que não é ergonomicamente projetado, pode ser uma atitude nada saudável e desgastante. Assim, cada vez mais, as empresas estão buscando medidas que mudem esse cenário como, por exemplo, a técnica shiatsu de massagem realizada no ambiente de trabalho.
O que é shiatsu?
O shiatsu é uma técnica oriunda do Japão que utiliza as palmas das mãos e os dedos para massagear o corpo em pontos específicos, tratando diversas condições de estresse e incentivando o relaxamento. Embora muitas vezes, seja referido como uma forma de massagem, o shiatsu é, na verdade, uma forma de equilibrar as vias de energia no corpo. Na cultura oriental, acredita-se que as doenças são decorrentes de desequilíbrios energéticos, logo, o shiatsu visa à harmonização da circulação dessa energia.
Quais os princípios do shiatsu?
Um dos conceitos fundamentais cultura oriental é o ki — a energia vital em nosso corpo que é responsável pelo bom funcionamento dele. O ki flui em caminhos específicos chamados meridianos, e é através de pontos ao longo desses meridianos que o massoterapeuta acessa o nosso ki.
Quando há uma quantidade abundante dessa energia vital nos meridianos e o fluxo dela é livre, tem-se um estado de saúde plena. Porém, se a quantidade é deficiente ou o fluxo é obstruído, problemas como gripes, dores de cabeça, dificuldades digestivas e dores musculares podem aparecer.
Como funciona?
O massoterapeuta avalia o cliente para determinar os padrões de desequilíbrio que possam estar presentes, e assim elabora um plano que dará ao cliente o benefício mais terapêutico, de acordo com suas necessidades. Ele utiliza uma variedade de técnicas manuais (pressão, alongamento, toque, etc.) para acessar o ki. Onde ele é baixo, ele reforça e vitaliza o ponto; onde ele está em excesso, ele dispersa a energia daquela região, restaurando o equilíbrio e promovendo a saúde.
Quais os benefícios?
O shiatsu é uma terapia não-invasiva que pode ajudar a reduzir o estresse e contribuir para o bem-estar geral do nosso corpo e mente, possuindo efeitos preventivos e curativos. Ele pode ser utilizado no tratamento de várias enfermidades, como: problemas musculoesqueléticos, condições emocionais e fisiológicas. Na prática, ele ajuda a reduzir a rigidez muscular, estimula a pele, ajuda na digestão, combate dores de cabeça, TPM, fadiga, insônia, fibromialgia, estresse, ansiedade e dores lombares, cervicais e nas articulações. O efeito pode ser estimulante ou calmante, dependendo do objetivo da sessão.
Qual a importância do shiatsu no ambiente de trabalho?
Uma vez que o ambiente de trabalho gera uma grande carga de estresse e por consequência, problemas de saúde, que estão diretamente ligados à baixa produtividade e rendimento da empresa, oferecer um programa de massagem como o shiatsu é uma forma benéfica de inverter esse cenário, veja a seguir as vantagens que ele traz.
- Produtividade aumentada: apenas quinze minutos semanais de massagem diminuem o estresse, reduzem a tensão muscular e rejuvenescem a mente e o corpo.
- Redução do absentismo: a maioria dos dias de trabalho perdidos é devido ao estresse. Reduzindo-o, há a diminuição das faltas.
- Melhora no humor: uma sessão de massagem melhora o humor e a sensação de bem-estar.
- Redução dos custos de saúde: a massagem regular pode reduzir a necessidade de visitas ao médico para queixar-se da condição física e de questões relacionadas ao estresse.
- Motivação: devido à conveniência, os funcionários veem a massagem como um benefício, sentindo-se motivados a trabalharem mais.
Um programa regular de shiatsu é uma excelente maneira de manter o bem-estar e melhorar a qualidade de vida. Instituir essa prática no dia a dia é uma maneira simples que gera muitos benefícios. Se você quer saber mais, não deixe de conferir nosso artigo sobre massagem no trabalho.