Criando um plano de benefícios atrativo para a sua empresa
Montar e manter uma equipe realmente boa é um grande desafio! Em um momento difícil para a economia como este que vivemos agora, a competição entre as empresas cresce e a disponibilidade de profissionais no mercado aumenta, deixando a captação e retenção de talentos progressivamente mais complexa. Mas há uma saída: apostar em um plano de benefícios que diferencie a sua empresa dos concorrentes aos olhos do seu colaborador — e do mercado.
Provavelmente você já sabia disso, mas a questão é que as coisas estão mudando muito rápido e o perfil do trabalhador evoluiu muito nos últimos anos. Trabalhadores não estão apenas atrás de bons salários, mas querem também um plano de benefícios que faça a diferença e torne a vida deles mais confortável e segura.
No post de hoje, você vai saber como criar um plano de benefícios atrativo para a sua empresa e que ajude na manutenção dos seus times e ainda sirva para atrair novas estrelas para trabalhar com você. Confira:
Analise o perfil do seu colaborador
Quem é melhor para falar dos seus hábitos, preferências e valores do que o próprio colaborador? Descubra o que ele valoriza na vida e coloque como meta para o seu plano de benefícios.
Sua equipe é louca por esportes? Ofereça parcerias com academias, estádios e ginásios para que os colaboradores pratiquem suas modalidades favoritas e se divirtam torcendo pelo seu time.
Sentiu que o nível de estresse é alto entre os colaboradores? Eles podem gostar de ter acesso a terapias com massoterapeutas, ginástica laboral e espaços destinados ao relaxamento nos intervalos da sua jornada de trabalho.
Profissionais de algumas áreas gostam muito de viajar, seja para se aventurar ou para curtir com a família. Incentivos e descontos para os viajantes são benefícios diferenciados e muito valorizados pelos brasileiros em geral.
Essa é a ideia.
Garanta o básico
De nada adianta oferecer um benefício mirabolante se o trabalhador não conta com um plano de saúde, por exemplo. Alguns benefícios que são tidos como básicos para que sua empresa seja competitiva:
- Vale refeição/ alimentação;
- Auxílio combustível;
- Plano de saúde/ odontológico;
- Convênios com farmácias;
- Bolsas para qualificação profissional e acadêmica.
Dependendo do seu ramo ou área de atuação, isso pode variar bastante. Esteja em pé de igualdade com o restante do mercado para não ser engolido pelos concorrentes.
Seja flexível
Colaboradores, principalmente os mais jovens, sentem muito quando trabalham em empresas muito rígidas e com normas imutáveis. É claro que os processos devem ser respeitados dentro da sua função em cada empresa, mas flexibilizar a rotina significa profissionais mais satisfeitos e produtivos.
Em alguns casos, o home office é um “luxo” totalmente viável para a empresa, que ainda economiza em vários aspectos com seu profissional trabalhando em casa. Mesmo uma sexta-feira casual, com regras de vestuário diferenciadas neste dia da semana, já é algo deixa as pessoas se sentindo confortáveis e recompensadas depois de uma semana de trabalho intenso.
Traga os benefícios para dentro da empresa
Oferecer vantagens para o colaborador aproveitar sem ter que sair do local de trabalho é uma ótima pedida, privilegiando a praticidade e o conforto dos beneficiados. Um excelente exemplo é disponibilizar momentos para uma massagem relaxante nas dependências da sua companhia, demonstrando cuidado e preocupação com o bem estar das pessoas. Conheça as vantagens da Quick Massage para sua empresa e encante seus funcionários com essa novidade!
E então, você já anda pensando nessas alternativas de benefícios para os seus colaboradores? Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe o seu comentário!