Convencendo sua diretoria a investir em QVT: retorno financeiro
Defender o investimento em projetos importantes é sempre um desafio — principalmente quando se fala de investir em QVT, um conceito que pode não ser tão conhecido e valorizado quanto gostaríamos. Como qualquer projeto, é necessário demonstrar todas as vantagens que justificariam este investimento e o retorno que seria esperado para ele.
Felizmente, não é difícil justificar o investimento em programas de QVT, que têm potencial para proporcionar um excelente retorno financeiro, ao contrário do que se pode pensar ao seu respeito. Trouxemos aqui alguns argumentos e dados para você convencer a sua diretoria a investir em QVT, um suporte que será bem aproveitado se aplicado corretamente ao contexto da sua empresa. Vamos a eles!
Retorno sobre o investimento
Se existe uma coisa necessária para se ganhar a confiança dos membros mais sisudos da diretoria, ela se chama ROI (Return on investment, ou retorno sobre o investimento). Mostre-os o seguinte dado: para cada Real investido em QVT e prevenção de acidentes, estimativas apontam que R$ 4,00 são gerados, devido a vários fatores, como redução do absenteísmo, aumento da eficiência e produtividade das equipes, satisfação e organização dos colaboradores, entre outros.
E o retorno também vem em forma de economia. Como nesses casos de absenteísmo, por exemplo, nos quais muitas vezes seriam envolvidos custos legais, trabalhistas e impostos.
Proteção contra queixas trabalhistas
O investimento em QVT atua em algumas frentes que promovem a qualidade do ambiente e das condições de trabalho para os colaboradores, que não poderão reclamar de falta da empresa neste quesito em eventuais processos trabalhistas. Por outro lado, a falta de investimentos em programas de qualidade de vida no trabalho podem levar à negligência de alguns pontos a ser explorados nesse tipo de processos oportunistas.
Criar um plano de benefícios atrativo para sua empresa também é uma forma de combater as queixas trabalhistas, pois, ao fortalecer o recrutamento da sua empresa, a tendência é de minimizar essas ocorrências, mantendo os melhores talentos dentro da sua organização.
Saúde e segurança no trabalho
Promover a proteção à saúde e medidas de segurança no trabalho é dever de toda e qualquer empresa, independente do seu porte e área de atuação. Aliás, toda empresa é obrigada a possuir uma equipe de segurança do trabalho — que, em empresas pequenas, pode ser uma equipe médica terceirizada para cuidar da saúde profissional dos colaboradores.
Nesse sentido, o investimento em QVT passa a ser quase uma obrigação do ponto de vista trabalhista, uma vez que o seu objetivo é exatamente promover a saúde e a segurança no trabalho, entre outras coisas.
A concorrência já investe em QVT
Se os argumentos acima não forem o bastante para convencer a sua diretoria a investir na qualidade de vida no trabalho, faça um levantamento das demais empresas na sua área de atuação e demonstre quais delas já realizam investimentos em programas do tipo. É claro que este argumento, por si só, pode não resolver a situação; mas, com certeza, é uma indicação de caminho a seguir para mais eficiência operacional e produtividade da sua empresa.
Quer saber mais sobre investimento em programas de qualidade de vida no trabalho? Assine a nossa newsletter e não perca as novidades e novos artigos publicados no nosso blog!
Olá!
Adorei o site. Parabéns!
Gostaria de saber se voc~s tem as fontes e referências destas informações sobre o retorno financeiro da QVT
Desde já, grato pela atenção
Grande abraço!
Rica Silva
Oi Rica, obrigado!
Normalmente os links para as fontes ficam nos próprios textos.