Ganhe tempo!Receba os novos artigos no seu e-mail e seja feliz! 😉

fechar

Como agradecimento, baixe gratuitamente a música tema de nosso álbum OAPCE Lounge 🎧


Porque a QVT é um importante medidor do Employer Branding?

Porque a QVT é um importante medidor do Employer Branding?

Employer Branding — a marca do empregador — é uma estratégia de gestão de talentos que vem sendo muito utilizada pelas empresas mais inovadoras do mercado. Um dos motivos pelos quais essas empresas adotam a estratégia é o desafio de captar e manter talentos em suas equipes, pois essa é uma dificuldade constantemente relatada por recrutadores e gestores.

A intenção é transformar o ambiente burocrático de trabalho em um lugar interessante, oferecendo recursos que atuem tanto no bem-estar do colaborador, quanto na sua possibilidade de inovar e criar.

Um dos princípios que norteiam o Employer Branding é fortalecer a relação entre empresa e colaborador, incluindo sentimentos de pertencimento, engajamento e — por que não — encantamento com a organização e seus valores.

Qual a importância do QVT como medidor de Employer Branding?

Dentre as consequências dessa estratégia está o melhor posicionamento da empresa no quesito empregabilidade, principalmente se tratando do seu aspecto qualitativo. A capacidade de atrair e reter talentos é um reflexo do que a empresa oferece, bem como suas características em relação as demais. No geral, um indicador que influência diretamente nesse posicionamento é a Qualidade de Vida no Trabalho— QVT.

Nesse sentido, esse importante indicador serve como um medidor, visto que quanto maior for seu índice, mais eficazes estão sendo as medidas adotadas. Sendo assim, a QVT deve ser o objetivo que permeia todas as práticas estratégicas que visem transformações positivas no ambiente de trabalho.

Como os conceitos da QVT e Employer Branding se encontram?

A fim de elucidar como os conceitos da QVT e Employer Branding se encontram, podemos localizá-los entre a ação e o resultado. O EB é o ato de promover e comunicar novos recursos, práticas e políticas voltados para o colaborador, sendo a QVT o resultado dessa equação.

Uma dessas ações pode ser a implementação de uma política voltada para a saúde do colaborador, que inclua modalidades terapêuticas, acompanhamento com profissionais de massoterapia, Yoga, relaxamento, etc.

O que o Employer Branding possibilita para a empresa?

Uma boa reputação é construída através da imagem interna e externa da organização, sendo as duas interdependentes.

No entanto, tornando a reputação da empregadora um dos objetivos principais, o EB possibilita:

  • uma empresa mais forte na atração de candidatos;
  • maior fidelidade dos colaboradores, diminuindo o índice de turnover;
  • redução de gastos com benefícios individuais, já que atuará na empresa como um todo;
  • atração de talentos em ascensão profissional;
  • capital intelectual diversificado.

Todas essas mudanças, que ocorrem no contexto organizacional refletem o momento atual do mundo corporativo. Nele, indivíduos e instituições estão construindo novos sentidos para o trabalho, ultrapassando as noções tradicionais ligadas à segurança, realização pessoal e profissional — sem excluí-las — e elevando-as ao universo coletivo.

Com tantas possibilidades que ficaram visíveis em consequência da globalização e do avanço nos meios de comunicação, as relações deixaram de ser pautadas na noção de “obrigação”. Hoje, o que se vê são relacionamentos mais transparentes, nos quais a cooperação e o altruísmo estão incluídos. Empregador e colaborador podem crescer juntos, estando ambas as partes cada vez mais próximas na cadeia hierárquica.

Transparência, comunicação, desempenho e colaboração são palavras de destaque nas novas modalidades do contexto do trabalho.

Quer indicar o Employer Branding para alguém? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e seja um porta-voz da Qualidade de Vida no Trabalho!

Share

Conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation