7 ações de baixo custo para melhorar o ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho diz muito sobre o rendimento dos times e a entrega de resultados para a empresa. Até mesmo a mais genial das ideias pode dar errado se o entorno não for favorável a resultados positivos.
Confira agora 7 ações de baixo custo para melhorar o ambiente de trabalho.
1. Promova a positividade
Um ambiente negativo é sempre um péssimo começo. Muitas vezes, isso é causado por comentários desmotivadores e críticas direcionadas aos colegas de trabalho. Dentro do convívio do departamento, devem ser incentivados os comentários positivos e as críticas construtivas, que ajudam na obtenção do resultado esperado.
2. Incentive a confiança
É preciso que você confie nos seus colaboradores e eles confiem em você. Criar essa confiança é estar aberto a ouvir as dúvidas e sugestões da sua equipe e ouvir o que todos têm a dizer. Não instrumentalize as pessoas de acordo com as funções que elas exercem, procure criar relacionamentos dentro do seu time.
3. Mantenha o ambiente de trabalho limpo e organizado
Pode parecer um ponto não tão importante, mas um ambiente de trabalho limpo e organizado garante o conforto dos colaboradores e os deixam mais felizes. Para facilitar, distribua lixeiras pelo ambiente e incentive todos a manter o entorno ordenado.
4. Celebre as vitórias
Quando a sua equipe conquista uma vitória, ela fica mais próxima de construir uma trajetória sólida. Grande parte da motivação dos times vem do elogio pelos objetivos alcançados e do reconhecimento por parte dos gestores. Ao sair de um período difícil ou entregar resultados relevantes para o negócio, celebre!
5. Elogie esforços
Sempre que um colaborador tiver uma iniciativa que merece ser reconhecida, bater uma meta ou realizar algo extraordinário, elogie o seu esforço e o incentive a manter o bom rendimento. Ele também vai gostar de ver que você acompanha o trabalho que ele faz e percebe como é um bom profissional.
6. Não tenha segredos com a sua equipe
A confiança mútua é um grande fator para o ambiente de trabalho. Se algum colaborador desconfiar que o gestor não está sendo transparente com o resto do time, atritos internos podem acontecer, além das famosas conversas paralelas. Priorize um relacionamento sincero com toda a equipe. Se algum empecilho surgiu para a realização de uma tarefa, ou algo não está como você deseja, compartilhe com todos; além de se sentirem incluídos, ideias interessantes podem surgir através do input dos seus colaboradores.
7. Compartilhe os objetivos com o time
Trabalho em equipe é tudo. Para que todos do setor se sintam como parte do time, compartilhe os objetivos estabelecidos com todos e esclareça que, para chegarem lá, é preciso um esforço conjunto. Assim, ninguém sentirá que está sendo mais ou menos importante para a obtenção do resultado. Ressalte a importância de cada um e sempre atualize a situação do objetivo definido.
Melhorar o ambiente de trabalho pode ser somente uma questão de comunicação. É importante garantir que os colaboradores se sintam como parte do time, confiem no gestor e ajudem seus colegas.
Como está a comunicação interna da sua empresa e como é o seu ambiente de trabalho? Conte pra gente nos comentários, nós queremos saber!
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