Ganhe tempo!Receba os novos artigos no seu e-mail e seja feliz! 😉

fechar

Como agradecimento, baixe gratuitamente a música tema de nosso álbum OAPCE Lounge 🎧


A importância da qualidade de vida nas empresas para o recrutamento

Relaxed businessman working with a laptop in his office
Review of: Post
Author:
Wellington Alves

Reviewed by:
Rating:
5
On 6 de junho de 2016
Last modified:6 de junho de 2016

Summary:

Cada vez mais se fala em qualidade de vida nas organizações. É notório que esse fator, quando associado a outros benefícios, se torna um diferencial no mercado. Por isso, separamos dois pontos importantes no que se refere ao investimento em qualidade de vida nas empresas.

Primeiro, uma organização que investe nos seus colaboradores se torna mais atrativa para novos talentos, assim como os retém por mais tempo, contribuindo para maior riqueza e diversidade do seu capital intelectual. O segundo ponto a ser destacado é que se percebe uma melhora considerável na produtividade, principalmente, no aspecto qualitativo, isto é, na qualidade das funções.

Vamos tratar mais detalhadamente cada um desses pontos importantes para a qualidade de vida nas empresas.

Capital intelectual

O capital intelectual pode ser considerado o principal denominador envolvido no sucesso e/ou fracasso de uma empresa. Dentro desse conceito, formando a maior parte dessa equação, está o capital humano. Não é à toa que organizações líderes em diferentes segmentos possuem um aspecto importante em comum: alto padrão em recrutamento e seleção. Isso não pode ser considerado apenas um detalhe, pois se trata de constatação. São anos de experiência para se chegar à configuração atual da relação entre Instituição-Colaborador, a qual se torna cada vez menos verticalizada.

Além disso, muitas pesquisas científicas sobre a motivação humana mostram que a satisfação de quem trabalha influencia diretamente no desempenho da organização como um todo e, diferentemente do que a maioria pode pensar, não é a recompensa financeira que determina essa satisfação, mas, sim, a realização pessoal.

Dificilmente uma pessoa consegue se manter motivada no dia a dia se estiver apenas pensando em salários e benefícios. Em contrapartida, sentir-se valorizado e perceber-se como um elemento importante dentro de uma equipe pode levar um colaborador a querer construir toda uma carreira dentro da organização.

Produtividade na empresa com qualidade de vida

O estresse se tornou um vilão da vida moderna, sendo apontado muitas vezes como causa de doenças ligadas ao trabalho, as chamadas doenças ocupacionais. Muitas já fazem parte do vocabulário do senso comum: LER, Burnout, estresse ocupacional, ansiedade, etc.

Todavia, o estresse não é a causa, e, sim, a consequência direta do desequilíbrio entre as necessidades humanas e as exigências de fora. Como grande parte do tempo das pessoas é dedicada ao trabalho, más condições de trabalho, acúmulo de funções, entre outros aspectos, podem gerar indiretamente doenças ocupacionais e, diretamente, o estresse.

Como exemplo, podemos citar o colaborador que, ao longo do tempo, aumenta consideravelmente suas idas a clínicas e hospitais, resultando em absenteísmo no trabalho e queda na qualidade de suas tarefas. Dessa forma, tanto para o empregador quanto para o empregado, a relação de trabalho se torna um pesadelo.

No entanto, todo esse pesadelo pode ser evitado por meio de pequenas transformações no ambiente de trabalho. Pequenos detalhes podem melhorar muito a qualidade de vida nas empresas: mudanças que vão desde o tratamento no dia a dia entre líderes e equipe, que coloquem o indivíduo como a solução e não como um problema ou desafio a ser superado, até mudanças na estrutura e na rotina da organização, como a inserção de atividades relaxantes.

É importante destacar que parte das soluções ligadas à qualidade de vida nas empresas  é o investimento em dispositivos para se conhecer a cultura e o clima organizacionais, recursos que deem voz aos funcionários e canais de abertura para se chegar às mudanças que são realmente necessárias.

Na sua empresa, você se preocupa com a qualidade de vida dos colaboradores? Compartilhe com a gente sua opinião nos comentários!

Share

Wellington Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation