Qual é o impacto do estresse na produtividade?
A correria do dia a dia e um mercado de trabalho cada vez mais avassalador são alguns dos fatores que fizeram com que o nível de estresse aumentasse consideravelmente em todo o mundo. E se engana quem acha que essa realidade atinge apenas os grandes empresários: pelo contrário, a realidade inclui as crianças e adolescentes também.
Mas será que existe algum mecanismo para controlá-lo? Afinal de contas, o impacto do estresse tem uma relação direta com a sua produtividade no ambiente de trabalho, podendo comprometer a qualidade das suas entregas. Aprenda agora mesmo como ele pode ajudar ou atrapalhar você!
Ambiente de trabalho
Ter motivação para trabalhar é um ponto muito importante, fazendo com que você dê o seu melhor e se empenhe. Se você não gosta do que faz ou está em um ambiente em que não se sente à vontade, pode saber que tem mais facilidade para desenvolver uma rotina estressante. Não se sentir competente ou estar envolto em um clima organizacional ruim são fatores que podem alavancar o estresse.
Portanto, fique de olho e se esforce para desenvolver um bom relacionamento com os colegas de trabalho, além de evitar conflitos nesse ambiente. Quanto mais tranquilo ele for, menos você sentirá os efeitos negativos.
Acredite: o estresse pode ser saudável
Em situações controláveis, o estresse é uma reação natural do seu organismo que pode te impulsionar. Ele é proveniente da adrenalina, que é liberada sempre que você precisa enfrentar uma situação de muita tensão ou muita alegria. Sem o estresse sua vida pode acabar caindo em uma rotina monótona e nada agradável, pode acreditar!
Se você souber usá-lo, ele pode fazer com que tenha picos incríveis de produtividade. Mas é importante que tudo isso aconteça sem comprometer seu organismo.
Estresse x Produtividade
Existe uma relação direta entre o estresse a que uma pessoa está submetida e sua produtividade no trabalho. No começo, ela pode ser benéfica, estimulando você. Entretanto, com o passar do tempo, ela pode ter um caráter mais sério, enfraquecendo seu organismo e gerando uma queda na sua produtividade.
As doses podem ocasionar uma queda em um primeiro momento e, quando persistirem, podem comprometer toda a produtividade de qualquer um. Por sinal, profissionais bem sucedidos em suas carreiras são aqueles que conseguem gerenciar o estresse antes que ele se torne prejudicial.
Como você já deve ter ouvido falar, o estresse pode comprometer outros pontos além da produtividade, trazendo problemas circulatórios, queda na atividade sexual, dificuldade nos relacionamentos interpessoais e até queda na imunidade.
Soluções
Com uma rotina de trabalho com problemas, o desafio é constante. Torna-se, então, muito importante criar mecanismos para reduzir a carga de estresse. Uma das formas mais eficientes é dar tempo a atividades prazerosas, como dedicar-se à família, ir ao cinema, comer algo que goste muito, etc.
Outra boa prática para adotar é a prática dos exercícios físicos – eles podem ajudar bastante a descarregar as energias do dia. E claro: uma alimentação rica em alimentos anti-estresse.
O desemprego e a competitividade acirrada pressionam todas as pessoas, de todos os lados. Aliado a falta de tempo, o cenário não é dos melhores para ter uma vida tranquila. Mas, não espere os sintomas ruins para começar a agir. Procure hoje mesmo prazer para viver e alegria que fazem com que você consiga driblar todo o impacto do estresse. De quebra, você ainda aumenta a produtividade.
E você, o que acha? Não se esqueça de dar seu parecer nos espaços abaixo. Queremos saber a sua opinião!