4 benefícios de se fazer Home Office
Com a correria dos dias de hoje, a palavra “trabalho” costuma ser sinônimo de estresse, cansaço e até sacrifício. Infelizmente, a visão da maioria das pessoas é a de que suas profissões são um peso e de que não é possível conciliar tranquilidade e harmonia com as tarefas escritório. Diante disso, muitas empresas têm buscado formas de reverter esse quadro através de medidas que coloquem o bem-estar do colaborador — e, consequentemente, sua produtividade no trabalho — em primeiro lugar.
Uma dessas medidas é a implantação do chamado home office, em que os funcionários trabalham fora da empresa (idealmente, em casa), se comunicando com os colegas e o chefe pela internet. Ficou curioso para saber mais sobre essa novidade e entender por que ela está conquistando cada vez mais empresas e trabalhadores no Brasil e no mundo? Então acompanhe-nos e conheça, a seguir, os principais benefícios dohome office:
Deslocamento zero
Nas metrópoles, grande parte do estresse relacionado ao trabalho vem do trânsito: seja de carro ou usando o transporte público, as viagens entre a casa do colaborador e a sede da empresa podem ser bastante cansativas a depender da distância e das condições do tráfego no horário de ir e voltar do trabalho.
O home office elimina esse problema, contribuindo para que os trabalhadores ganhem tempo, diminuindo os custos da empresa com vale-transporte e, de quebra, contribuindo para a redução da emissão de CO2 na atmosfera!
Maior flexibilidade
Quando os funcionários trabalham em suas próprias casas, a empresa pode flexibilizar o horário de início e fim do expediente, estabelecendo metas a serem cumpridas por dia ou por semana e permitindo, assim, que os colaboradores realizem suas tarefas no horário que melhor lhes convir.
Além de gerar um aumento na produtividade — visto que os colaboradores poderão adaptar o horário de trabalho aos períodos do dia em que se encontram mais ativos, por exemplo —, o home office também permite que questões rotineiras como idas ao banco, ao supermercado, etc., sejam resolvidas quando for conveniente ao funcionário, dando a ele mais independência e possibilitando que ele cumpra essas tarefas em horário comercial sem precisar reduzir suas horas de trabalho.
Proximidade da família
Para quem mora com o parceiro, com filhos ou até com animais de estimação, trabalhar todos os dias no escritório significa perder horas preciosas com esses entes queridos. No home office, por outro lado, dá para estar presente o tempo todo, ainda que o colaborador esteja trabalhando.
Essa é uma mudança que pode trazer grandes melhorias à qualidade de vida dos funcionários e até mesmo aumentar sua motivação na empresa.
Redução de gastos com o home office
Em tempos em que “cortar custos” é uma das prioridades de muitos negócios, o home office pode vir a calhar também como uma maneira de reduzir os gastos da empresa com infraestrutura. Com menos funcionários — ou nenhum — presentes no escritório, é possível reduzir o número de mesas e cadeiras, diminuir a conta de energia elétrica, mudar o plano da internet para um que atenda a menos pessoas, e por aí vai.
Para o trabalhador, também há redução de custos na medida em que ele não precisa se preocupar com o deslocamento até o escritório, pode se alimentar em casa e até mesmo diminuir os investimentos no vestuário formal.
Implantar o home office na sua empresa pode trazer todos esses benefícios e mais alguns para você e seus funcionários, entretanto, vale lembrar que, para que a medida realmente funcione, é essencial que seja baseada em políticas claras e bem-definidas. Do contrário, o que deveria ser uma solução pode acabar se transformando em problema. Para isso, confira nosso artigo sobre o que a sua empresa precisa saber para adotar o home office e comente compartilhando as suas dúvidas e opinião sobre essa modalidade de trabalho!