7 tipos de alongamento para aliviar a tensão no trabalho
O ambiente de trabalho pode trazer tensões musculares por dois motivos: 1) você pode estar sentado em uma posição inadequada e ficando durante muito tempo nessa mesma posição; 2) as tensões inerentes ao trabalho como prazos, reclamações de chefes, clientes e outros estresses podem recair literalmente sobre seus ombros, deixando-os contraídos, tensos e doloridos.
Entretanto, através dos alongamentos, felizmente é possível reverter essa situação e impedir que a tensão emocional e muscular atrapalhe seu dia a dia. Conheça nesse texto alguns tipos de alongamento para aliviar a tensão no trabalho.
Alongue o pescoço
Para evitar dores de cabeça e rigidez nos ombros e pescoço, gire-o em todas as direções: para frente e para trás, de um lado para o outro e também fazendo movimentos circulares. Isso vai liberar as tensões e relaxar os músculos dessa região, evitando dores de cabeça.
Faça movimentos circulares com os pulsos
Se você passsa horas digitando no teclado do computador e manuseando o mouse, movimente os pulsos em círculos no sentido horário e anti-horário, pelo menos a cada duas horas. Isso previne a tendinite e outros problemas nos punhos. O mesmo pode ser feito nos ombros e tornozelos, para ativar a circulação.
Alongue o peitoral
Você deve esticar os braços para o lado, como se estivesse prestes a abraçar alguém. Em seguida, puxe o ombro e gire seus pulsos. Esse exercício alonga o peitoral, fortalece braços e punho.
Alongue as costas
Estique os braços para cima e ficar com os dedos entrelaçados. Você deverá permanecer assim por 30 segundos, o que trará a sensação gostosa de que você está espreguiçando. Isso alongará as costas e relaxará os ombros, o que impedirá que a tensão fique acumulada nessa região, que é a mais afetada pelo stress.
Alongue as pernas
Fique com as pernas juntas, abaixe e tente encostar os dedos das mãos nos dedos dos pés. Fique nessa posição por 30 segundos. Lembre-se também de fazer pausas a cada 50 minutos para esticar as pernas — essa medida simples evita problemas de circulação que causam dores e varizes.
Alongando os braços
Estique o braço direito em direção ao lado esquerdo deixando o polegar virado para cima. Com o outro braço, comprima-o contra o peito o máximo possível. Fique assim por 30 segundos e repita o exercício com outro braço.
Alongando as mãos e punhos
Estique o braço direito com a palma da mão virada para frente, como se você estivesse fazendo um gesto de “Pare!”. Com a outra mão, puxe para trás os dedos da mão esticada, de modo a alongar a região. Fique nessa posição por 15 segundos e repita com o outro braço. Esse alongamento ajuda a prevenir artrite e tendinite decorrentes de movimentos repetitivos, como os realizados no computador.
E então, o que achou de nossas sugestões de alongamentos para fazer no trabalho? Se você tiver colegas interessados, vocês podem combinar um alongamento coletivo pela manhã, antes do início das atividades. Além de se beneficiarem dos efeitos dos alongamentos, o ambiente de trabalho ficará mais leve e a produtividade tenderá a crescer!
[…] geralmente presentes em frutas e verduras, como couve, espinafre, brócolis, banana e abacate. Exercícios de alongamento são outra boa forma de prevenção, devendo ser feitos antes e depois dos exercícios físicos. […]