3 maneiras de reduzir o estresse no trabalho
Em tempos de retração econômica, demissões em massa, contenção de despesas e incertezas de toda ordem, é natural que alguma dose de insegurança esteja presente na cultura organizacional. No entanto, se a empresa em questão não se preocupa em manter seu quadro de funcionários motivado, mesmo em cenários de crise, ignora o valor de uma sólida comunicação interna, e, ainda por cima, apresenta um setor de RH em descompasso com as reais necessidades dos colaboradores. O estresse tem tudo para contaminar a rotina de trabalho, gerando um clima geral de insatisfação, afetando processos e, consequentemente, levando a empresa para o vermelho.
Neste post, você conhecerá 3 maneiras de reduzir o estresse no ambiente de trabalho:
Comunicação interna eficiente e transparente
Quando a comunicação interna é falha, é bastante comum que os Recursos Humanos se tornem o maior foco de estresse da empresa. No momento em que o RH é incapaz de dar um retorno aos demais setores e aos funcionários sobre procedimentos simples como pedido de férias e abono de faltas justificado, as reclamações podem culminar em insatisfação, raiva e estresse, formando uma avalanche da qual gestores dificilmente conseguem fugir. Em se tratando de comunicação interna, informação e transparência nunca é demais. Um funcionário ciente de que a empresa está em dia com os direitos dele é um funcionário que terá menos motivos para reclamar e se estressar.
Pesquisa de clima organizacional
Em um cenário de competitividade extrema, é normal que até os melhores profissionais tenham receio em revelar suas dificuldades e frustrações a colegas, chefes e Recursos Humanos, por medo de serem demitidos e substituídos. Por isso a pesquisa de clima organizacional é uma das ferramentas mais importantes para que o RH detecte focos de insatisfação e consiga identificar os motivos pelos quais trabalhadores que tinham desempenho de 100% hoje se encontram improdutivos e, principalmente, infelizes. Por meio da pesquisa, o RH atua proativamente, impedindo que bons empregados venham a pedir demissão por questões que poderiam ser evitadas através de diálogo, como desavenças com chefes e colegas.
Benefícios
Foi-se o tempo em que benefícios eram encarados como dispêndio desnecessário para o caixa da empresa. Gigantes como o Google, por exemplo, transformam o local de trabalho em um verdadeiro parque de diversões, com lanches de graça e inúmeras atividades culturais. Isso porque a empresa descobriu que um ambiente descontraído favorece a produtividade e diminui o estresse que uma rotina extenuante que uma major como o Google poderia gerar. Quick Massage durante o expediente, festinhas para aniversariantes do mês e cafés à vontade são apenas alguns dos benefícios que fazem todos se sentirem mais humanos e menos numerais.
Depois de implantar essas medidas para minimizar o estresse dentro da empresa, é hora de estimular o bem-estar dos funcionários fora dela. A promoção de concursos culturais que desperte ou revele talentos, como fotografia, desenho, redação, ou criação de competições ao ar livre, como, por exemplo, corrida e futebol, não só contribui para a saúde física e mental dos trabalhadores, mas também favorece a sociabilização e a cooperação mútua. Uma empresa com funcionários mais entrosados, saudáveis e de bem com a vida tem muito menos chances de deixar que o estresse bata à sua porta.
E então, o que achou desse conteúdo, ele foi útil para você? Já passou ou está passando por situações similares na empresa em que trabalha? Conte para nós através dos comentários!
[…] dia, as milhares de tarefas que temos que cumprir em um curto espaço de tempo nos fazem ficar bem ansiosos, além de poderem também trazer sentimentos negativos, como de desmotivação e impotência, […]
[…] será que existe algum mecanismo para controlá-lo? Afinal de contas, o impacto do estresse tem uma relação direta com a sua produtividade no […]