5 dicas para melhorar sua qualidade de vida no trabalho
- Autor:
- Wellington Alves
- Rating:
- 5
Summary:
Por mais que a gente ame o que faça, mais cedo ou mais tarde, a rotina de trabalho começa a pesar na nossa vida. Afinal, precisamos a todo momento lidar com metas, pressões, correria… não é nada fácil! Porém, há algumas maneiras de mudar essa percepção que vão te ajudar a levar o dia a dia com um pouco mais de leveza e qualidade de vida.
Confira abaixo 5 dicas que vão te ajudar nessa missão:
Determine um objetivo
Quando se tem foco no que se quer conquistar, toda a luta diária fica bem mais fácil. Se as coisas apertam e se tornam chatas, é só a gente vislumbrar o futuro e concluir que todo esse esforço vai valer a pena. É uma forma de levar a vida mais leve. O objetivo pode variar muito e ser tanto pessoal, como uma viagem de férias, quanto profissional como uma mudança de cargo.
Encontre algo que você gosta
No trabalho, é importante encontrar algo que te dê prazer em fazer, é claro. Porém, mesmo assim, a atividade tende a cair na mesmice e você se questionará se aquilo valerá ou não a pena. Para fugir disso, adote um hobby e pratique-o, pelo menos semanalmente. Fazer algo que goste e te dê prazer fora do horário de trabalho vai te ajudar a espairecer, esvaziar a cabeça e equilibrar seu lado emocional e até espiritual. Esse hobby pode ser uma aula de dança, de teatro, de idiomas ou mesmo um encontro casual com os amigos para desabafar e rir um pouco.
Saiba dizer não
É comum a gente pensar que, para ser um bom profissional, é preciso aceitar todas as demandas de trabalho que chegam para você. A gente se esquece que não consegue dar conta de tudo e, quando isso acontece, é motivo de grande frustração e insatisfação pessoal. Portanto, se seu chefe, por exemplo, te pede alguma coisa que não está ao seu alcance, saiba negociar e dizer não. Se possível, delegue essa atividade a alguém que tenha facilidade ou disponibilidade de fazê-la.
Adote um método de trabalho
A gente acaba, muitas vezes, se perdendo na quantidade de atividade que temos que desempenhar ao longo do dia, não é mesmo? Adote um método que combine com você e vá fazendo uma coisa de cada vez. Você pode separar algumas horas para a leitura do email ou excluir algumas reuniões. Uma receitinha bem fácil para quem quer se organizar é formular uma listinha de atividades, é um método simples e poderoso. Você vai ver que no fim das contas, vai sobrar até um tempo para um cafezinho.
Reclame menos e sorria mais
Tente não se contaminar pelo ambiente de trabalho que, muitas vezes, pode ser hostil e gerar bastante pressão. Procure sorrir sempre e não se importar com pequenas coisas. Tente também reclamar menos, ainda mais se a reclamação só acontecer da boca para fora. Se algo está errado para você, não reclame, tente mudar!
Gostaram das dicas? Como você faz para deixar seu dia a dia mais leve e com mais qualidade de vida? Conte para nós aqui nos comentários.