Uma das situações mais desagradáveis e incômodas é quando nos deparamos com um torcicolo.
Existem três tipos de torcicolos: congênito, espasmódicos e repentinos.
Tanto o congênito, quanto o espasmódico requer tratamento médico e até cirúrgico, pois são provenientes de má formação muscular e do sistema nervoso.
Nossa dica vale para o torcicolo repentino, como o próprio nome diz aquele que surge de repente. Geralmente a pessoa sente o torcicolo logo ao levantar de manhã.
Por incrível que pareça, o torcicolo se manifesta como forma de defesa do nosso corpo.
Normalmente ocorre devido a alguma contratura muscular em virtude de movimento brusco, choque térmico ou mesmo um hiper alongamento da musculatura do pescoço durante a noite de sono (travesseiro muito alto ou muito baixo).
O objetivo do organismo é imobilizar o pescoço para evitar maiores lesões e ao mesmo tempo reparar o músculo.
A massagem não é indicada no caso do torcicolo, pois existe um processo inflamatório e a massagem poderá agravar a situação
.
Para tirar a inflamação, o melhor é fazer uma compressa de sal na região dolorida, em alguns casos o alívio é imediato!
É importante lembrar que, passada a inflamação, não se deve abusar nos movimentos do pescoço, lembre-se que a musculatura ainda estará sensibilizada.
Trabalho como cozinheira porém tbm lavo loucas limpo as geladeiras e constantemente vô do fogão a geladeira umas 15 vezes ao dia já faz uns 15 dias q estou cm torcicolo isso pode ser devido ao choque térmico?
Oi Juliane!
Os choques térmicos pode ter ajudado a desencadear o torcicolo, mas a duração dele É por outras razões. Faça essa compressa e ficará livre!