6 tipos de massoterapia e seus benefícios
A massoterapia é o tratamento terapêutico realizado através de massagens, eficaz no alívio ou cura de várias dores e doenças. Existem vários tipos de massoterapia, cada qual com sua técnica específica, aplicados geralmente visando o relaxamento, alívio do estresse e da tensão muscular, além do equilíbrio psicológico, físico e energético.
As massagens consistem em um conjunto de toques feitos com as mãos ou aparelhos sobre determinadas partes do corpo, de acordo com a finalidade que se espera e a necessidade do paciente. Elas devem ser feitas por especialistas, os massoterapeutas, que saberão indicar qual a melhor técnica para cada caso específico.
Conheça seis tipos de massoterapia e suas principais características:
Shiatsu
A técnica oriental consiste na pressão feita pelo massoterapeuta através dos dedos e da palma da mão, principalmente nos pontos que também são trabalhados na acupuntura e estão ligados ao fluxo de energia vital do corpo. A intenção é promover equilíbrio dessa energia e liberar tensão muscular, além de aliviar dores físicas, prevenir patologias e tratar doenças agudas ou crônicas. A massagem promove bem-estar físico e emocional, melhora o sistema circulatório e combate a ansiedade e a insônia.
Desportiva
Utilizada na prevenção de lesões e recuperação dos músculos, é indicada para praticantes de esportes, sejam profissionais ou não. A massagem desportiva tem como benefício a recuperação do vigor físico, relaxamento muscular e melhor oxigenação das células, além de melhora na circulação do sangue. Os efeitos da técnica são fisiológicos, mecânicos e psicológicos, promovendo aumento na performance física do paciente, podendo reduzir a fadiga, aumentar a confiança e produzir mais serenidade na mente.
Abhyanga
A principal finalidade dessa técnica é eliminar toxinas do organismo. Feita com óleos nutritivos em temperatura morna, a massagem indiana é realizada em movimentos leves e é capaz de relaxar os músculos, os nervos e as juntas. A técnica também estimula o sistema digestivo, já que atua nos sistemas linfático, nervoso e sanguíneo.
Ayurvédica
A técnica de origem indiana é feita com toques ora suaves, ora mais profundos, através das mãos, cotovelos e pés do massoterapeuta. A massagem é bastante utilizada para liberar toxinas nocivas presentes nos músculos e tecidos, trabalhando as cadeias musculares e articulações. A técnica ayurvédica favorece o realinhamento postural, fortalece o sistema imunológico e alivia tensões, ideal para quem sofre de estresse ou depressão.
Relaxante
Técnica sueca sem contra indicações, a massagem relaxante pode ser feita em todo o corpo, com movimentos suaves e leves, na intenção de promover relaxamento muscular, sensação de descanso e conforto, além de combater a falta de concentração e a irritabilidade. Melhora a circulação do sangue, promove relaxamento do corpo e da mente e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.
Reflexologia
Nesse tipo de massoterapia, a massagem é feita nos pés, já que neles encontram-se pontos reflexos de todos os órgãos e partes do corpo. A reflexologia promove sensação de relaxamento e bem-estar, além de oxigenar o organismo e atuar no trato de diversos tipos de dores e doenças. É considerada uma das melhores técnicas na redução do estresse e alívio de tensão e nervosismo.
E você, já experimentou algum desses tipos de massoterapia? Compartilhe sua experiência no espaço para comentários.
com ésa técina é possivel ficar curada dos zunbidos ma circulacão insonia pressão alta
Oi Joãozinho!
Com certeza haverá melhora no que diz respeito a insônia, pressão e má circulação. Quanto ao zumbido é preciso procurar um médico especialista para entender a causa.
Massoterapia é tudo de bom, tem opções para atender a todos!
bem instrutivo o artigo.
gostaria de saber se traz benefícios para pessoas que tiveram AVC..
Oi Artur!
Sim, a massoterapia pode ser usada complementarmente ao tratamento e posteriormente também. Não há contraindicações. No caso de AVC, osbenefícios vão desde a estimulação dos proprioceptores das áreas paralisadas, até a prevenção do encurtamento muscular mediante alongamentos.
Abraços e até mais!
Ótimo conteúdo.
Parabéns.