6 dicas para convencer sua diretoria a implantar um programa de QVT
A realidade de trabalho mudou muito nos últimos anos, e os colaboradores de hoje querem estar em uma empresa preocupada com sua saúde e bem-estar. Justamente por esse motivo, muitas delas têm apostado na criação de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. Ainda assim, algumas diretorias ficam resistentes com esse tipo de medida, considerando apenas os gastos e se esquecendo dos benefícios. Esqueça isso e aprenda como convencer a sua empresa a implantar esse programa.
1. Monte uma boa apresentação
Antes de conversar, não se esqueça de dar o destaque devido a esse assunto. Prepare uma apresentação com bastante embasamento, mostrando todos os benefícios do programa, como será estruturado, quem serão os envolvidos, gastos etc. Os argumentos sólidos são a melhor maneira de convencer a diretoria!
Mostre como a medida impacta os colaboradores, como influencia o rendimento deles e dê exemplos de algumas empresas que já adotaram a medida. Com uma boa apresentação fica bem mais fácil!
2. Pense na hora ideal
Não adianta apresentar um projeto espetacular na hora errada. Portanto, procure o melhor horário e dia na agenda do seu diretor (vale a pena até uma conversa com a secretária dele). Evite as segundas e sextas-feiras,e os horários depois das reuniões muito longas. Assim, ele fica mais receptivo ao assunto que será tratado.
3. Técnicas na hora de falar
O jeito como você fala na hora de apresentar faz toda diferença! Fale com segurança, ciente de que está apresentando uma boa proposta e que deve ser aplicada na sua empresa. Para dominar ainda melhor o assunto, não se esqueça de treinar antes. Tenha em mente que o bate-papo informal é uma coisa, mas a apresentação do projeto é uma arte de convencimento e persuasão, portanto treine muito bem sua argumentação e esteja preparado para possíveis perguntas.
4. Foque em missão, visão e valores
Toda empresa é pautada por princípios que ficam claros na missão, na visão e nos valores. Se quiser ser ainda mais convincente, mostre como o programa de QVT se relaciona com esses pontos. Pense ainda nos pontos do projeto dos quais você lembrou nesses aspectos. Acredite: fica bem mais convincente!
5. Fale com autoridade
Quando alguém sabe sobre o que está falando, fala com autoridade sobre o assunto. E isso não tem nada a ver com gritar ou impor sua opinião. Sempre que um especialista fala ou trata de um assunto, ele é uma autoridade, uma referência. Pense da mesma maneira ao apresentar o seu assunto, dominando todos os detalhes e passando muita credibilidade.
6. Converse e tenha o aval de outros
Por fim, tenha sempre outras pessoas que já acreditaram e apoiam a sua iniciativa. Afinal de contas, para que apresentar um programa de QVT se o RH ou outros envolvidos não pensam em implantar e se ninguém acha a ideia interessante? Não faz sentido, não é mesmo? Converse com as pessoas, peça opinião e saiba que tem um grupo que o apoia.
Essas medidas podem trazer ótimos resultados e reduzir os impactos do estresse na produtividade dos seus colaboradores. Seus colaboradores vão trabalhar mais felizes e você verá os impactos no rendimento de cada um deles.
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Sou a Amanda Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Obrigado, Amanda!