5 maneiras de melhorar o clima organizacional de sua empresa
- Autor:
- Wellington Alves
- Rating:
- 5
Summary:
A rede de boatos já se tornou mais eficaz que a comunicação interna da empresa. A tensão — seguida de muita, mas muita reclamação — contaminou o estado de espírito de cada um dos funcionários. Aos poucos, o singelo “Bom dia” foi sendo substituído por “Terminou a tarefa que te pedi?” no truncado vocabulário do chefe, e as tão sonhadas férias, quem diria, tornaram-se nada mais que uma vaga promessa pregada na parede.
Se você tem ou já teve o azar de trabalhar em um lugar estressante como esse, reconhece a falta que faz a adoção de pequenos benefícios em prol de um clima organizacional harmônico. Neste post, daremos algumas dicas sobre ações simples que em muito contribuem para fazer com que os funcionários se sintam bem mais à vontade no trabalho. Se interessou? Continue lendo!
Quick Massage
Os funcionários andam como se carregassem o mundo nas costas? Bom, se o ambiente de trabalho está péssimo, é bem provável que essa metáfora esteja bem próxima da realidade. Contratar um massoterapeuta e providenciar um equipamento para massagens rápidas de 15 a 30 minutos durante o expediente, ou no intervalo do almoço dos funcionários, ajuda bastante a aliviar a tensão dos ombros, fazer a circulação fluir e, enfim, revigorar os ânimos.
Datas especiais
Funcionários são mais do que polegares que deixam as impressões digitais, diariamente, no relógio de ponto. Cada um tem uma história de vida para compartilhar. Mesmo que não dê para conhecer os “causos” de um por um, reservar datas no calendário da empresa para dar os parabéns a todos os aniversariantes do mês é indispensável para um melhor entrosamento entre equipes — e de quebra ainda tem salgadinho e refrigerante liberados. Quem não gosta?
Salas de “criatividade”
Sala de criatividade, sala de descanso, pit stop… Não importa o nome. Muitas empresas, principalmente as novas startups, investem em espaços descontraídos e arejados, com muitas almofadas, Playstation, revistas e lanchinhos para desanuviar o estresse do ambiente de trabalho e promover um pouco mais de privacidade para que funcionários deem um tempo na correria para repor as energias. Pode ter certeza que o resultado desse momento relax é um “up” na produtividade da empresa.
Dress Code
Abolir o dress code, o chamado código de vestimentas, também pode contribuir para reduzir a tensão do ambiente. A partir do momento em que funcionários não se sentem intimidados a circularem de bermudas, chinelos e roupas frescas para enfrentar o verão, poderão se sentir em casa, deixando a preocupação com a “moda” corporativa de lado e concentrando-se melhor em suas atividades rotineiras.
Café comunitário
Estipular um horário da semana para reunir a equipe diante de uma mesa de café diferenciada só tem a contribuir para um maior alinhamento do time. Uma hora já é o suficiente para estimular a troca de ideias entre líderes e funcionários que, entre um café quentinho e um bolo de cenoura, se sentirão mais confortáveis para conversar sobre temas pertinentes à metodologia de trabalho.
Todas essas cinco ações citadas, e muitas outras, têm grande potencial para transformar o clima organizacional. Mas elas serão inócuas, caso a empresa não prime pela transparência ao lidar com os direitos mais básicos dos funcionários. Afinal, a cortesia de um bolo de cenoura com café e de uma festinha de aniversário perde o efeito quando o empregado percebe que os benefícios visam ocultar uma conduta empresarial em nada comprometida com o seu bem-estar. Ou seja, um ambiente de trabalho tranquilo sempre começa pela conduta transparente dos gestores. Pense nisso!
Restou alguma dúvida sobre como modificar o ambiente de trabalho? Sua empresa já adota os benefícios citados neste conteúdo? Quais?
Compartilhe através dos comentários!