Por terem propriedades terapêuticas, os óleos essenciais são uma ferramenta extremamente útil para o ambiente de trabalho. Levando-se em consideração que a grande maioria das pessoas passa um terço de seu dia trabalhando, é de se esperar que passem por momentos de cansaço, tensão, angustia, ansiedade, mudanças de humor, conflitos pessoais e níveis variados de estresse.
Tudo isto afeta diretamente o resultado do trabalho das pessoas, seja através de erros por falta de atenção, baixo rendimento, retrabalhos, acidentes físicos, podendo gerar prejuízos financeiros e danos à imagem da empresa.
Melhorar o ambiente de trabalho é uma forma de evitar este tipo de perdas/prejuízos bem como manter o funcionário mais saudável e satisfeito, estimulando-o a trabalhar mais e melhor e fazendo-o ter orgulho de trabalhar numa empresa que se preocupa com ele. Podemos traduzir a Aromaterapia no ambiente de trabalho como uma ferramenta não só de Marketing, mas como Endomarketing, melhorando o relacionamento entre funcionários e patrões.
Mas como a Aromaterapia pode fazer isto? É tão simples quanto agradável. Uma vez naturais, os óleos essenciais são bastante aceitos pelo sistema olfativo das pessoas. Quando inalados, uma parte dos aromas dos óleos penetram nos pulmões, caindo na corrente sangüínea, agindo fisiologicamente, e outra parte vai para o cérebro, agindo diretamente no Sistema Límbico, que é responsável pelos comportamentos, emoções, memória e humores das pessoas.
Mesmo para quem tem o olfato sensível, rinites alérgicas etc., os óleos, quando em baixa concentração e com aromas suaves podem trazer muitos benefícios, o que não acontece quando se usa essências sintéticas, que o corpo humano não está programado para aceitar, não tendo efeitos terapêuticos e irritando até quem não é sensível no olfato. Alguns óleos essenciais permitem que a pessoa tenha uma respiração mais alongada, melhorando a oxigenação do corpo em geral, trazendo bem estar físico e mental.
Muitas vezes, só o que as pessoas precisam é respirar melhor !!! Os óleos essenciais são substâncias químicas que, dependendo de sua composição, tem propriedades relaxantes, estimulantes, revigorantes, antidepressivas, sedativas, afrodisíacas entre tantos outros, tanto fisiologicamente quanto mentalmente ou emocionalmente. Sendo voláteis, ou seja, que evaporam à temperatura ambiente, são um ótimo veículo para ser disperso no ambiente e atingir os objetivos desejados.
Dentro do ambiente de trabalho, é importante alguns fatores:
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FOCO: Determinar o objetivo da Aromatização. Através de uma entrevista criteriosa, o profissional que irá formular a mistura de óleos essenciais buscará em conjunto com o responsável da empresa, definir todos os objetivos, pois isto determinará quais os óleos a ser utilizados. Alguns dos objetivos podem ser: melhorar o nível de concentração, melhorar a atenção, melhorar o rendimento, diminuir o cansaço, melhorar a criatividade, melhorar o ânimo, diminuir intrigas pessoais, harmonizar o ambiente, purificar o ar, geralmente impregnado de ácaros e substâncias nocivas que se desprendem de colas, vernizes, tintas, etc, que prejudicam o sistema respiratório das pessoas, sem falar nos objetivos de marketing, para atingir o público externo, mas isto já é outro assunto (Marketing Olfativo).
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FORMA: Usar Difusores aromáticos elétricos é a forma mais simples, pois ainda não há tecnologia disponível para aspergir os aromas através de sistemas de ar condicionado de forma econômica e eficaz. Pode-se usar “timers” para ligar e desligar nos horários programados. Algumas empresas já estão reservando salas batizadas de “Salas Antiestresse” onde as pessoas podem receber massagens rápidas e estar exposto a aromas que vão permitr que sintam-se mais dispostos a trabalhar. Outra forma mais simples é através de Sprays Aromáticos aspergidos em horários pré-determinados.
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DURAÇÃO: Deve-se definir o tempo de uso dos aromas, pois não é necessário que seja o tempo todo de trabalho. Pode ser em horários pré-determinados como horário de chegada e após o almoço (aromas mais estimulantes) e hora de saída (aromas mais relaxantes). Pode-se fazer vivências com os aromas, fazendo uma espécie de terapia em grupo, pois os aromas sempre nos trazem memórias de acontecimentos passados, bem são capazes de estimular estados emocionais. As pessoas acabam ficando mais próximas, reduzindo os problemas de relacionamento, inclusive entre pessoas de hierarquia diferente. Para purificar o ar, pode-se usar os horários não comerciais.
Todos os quesitos definidos, o profissional irá fazer algumas formulações ou sugerir algumas misturas já existentes para cada propósito. Dependendo do trabalho pode-se até criar um aroma corporativo, com uma mistura personalizada e exclusiva, num trabalho de criação de logomarca olfativa.
O resultado não é mensurável em termos financeiros, por isto as empresas não podem ter esta preocupação de imediato. O único resultado imediato será uma satisfação visível nos humores das pessoas, o que é algo relevante. A estratégia, na verdade, é de longo prazo, sendo necessário uma análise custo-benefício onde o valor a ser investido se traduzirá em benefícios concretos para a saúde física e mental dos funcionários e para a saúde financeira e mercadológica da empresa.
Beatriz Yoshimura é administradora de empresa, Aromaterapeuta diplomada pelo Instituto Tisserand, de Londres (seu fundador, Robert Tisserand é autor do bestseller “A Arte da Aromaterapia” e o maior expoente em Aromaterapia da atualidade) e fundadora da Aromaflora ? Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Aromaterapia. Também é proprietária da Aromalife Aromaterapia & Banhos, distribuindo produtos, realizando tratamentos e dando cursos e consultoria na área, tendo se especializado em Aromaterapia para Grávidas e Aromatização Ambiental.
Contato: 5082-2128 ou atendimento@aromalife.com.br ou www.aromalife.com.br.
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